quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Sobre velar

"Vela, ó Senhor amado, com os que trabalham, vigiam ou choram esta noite. Manda que teus anjos guardem os que dormem. Cuida dos enfermos. Cristo Senhor, dá repouso aos cansados, abençoa os moribundos, consola os que sofrem, compadece-te dos aflitos, defende os alegres. Tudo isto te suplicamos somente por teu grande amor. Amém."

Livro de Oração Comum.

Recentemente li um livro que me apresentou algo que é aparentemente bem conhecido, mas que para mim foi novidade: as Completas. As Completas são orações prontas que fazem parte de um livro Anglicano chamado Livro de Oração Comum. Como o próprio nome já diz, o livro contém uma série de orações prontas que são feitas nas liturgias anglicanas. Eu tenho muito interesse em ler sobre oração, e etc, mas confesso que pensar em orações prontas me causava uma certa estranheza. Sempre pensei que orações prontas não poderiam ser sinceras, uma vez que não brotaram do seu coração e sim de outra pessoa, e o máximo que poderia te proporcionar era uma comoção poética, por ter sido bem escrita. Mas, algo mudou dentro de mim quando eu li esse trecho citado acima pela primeira vez. Pareceu tão profundo e tão sincero, que eu quis fazer essa oração. De uma forma simples e sintetizada, incluía todos os pedidos que eu precisava fazer, porém não encontrava palavras para expressar. É interessante pensar em uma oração em que se pede para alguém velar por ti. É um clamor sincero, é um pedido honesto e desesperado. É confortador poder pedir para que o Senhor vele por mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário