quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Equinócio de Primavera da minha vida





Confesso que não estou vivendo os meus melhores dias. Estamos finalizando o nono mês do ano e eu já posso colecionar situações ruins e péssimas o bastante para encerrar 2015 por aqui mesmo. Mas não é assim que a vida funciona, a roda gigante não para, e eu como a pessoa otimista/pensamento positivo/don't worry be happy que eu sou tenho que seguir a vida e lidar com as peripécias e desolações que ela me traz diariamente.
Eu moro em um país quente, muito quente. Nossos invernos jamais deveriam ser chamados de invernos, pois sempre ultrapassam facilmente os 30º C. Para dar uma intensificada, eu passei duas semanas do inverno em um dos estados mais quentes do Brasil. Inclusive, nesse momento, estou com o ventilador apontado para a minha face, implorando por um pouquinho de refresco antes de a secura do tempo me desintegre. Dramas à parte (e apesar do fato que as estações mudam porém quase nada muda) hoje ocorreu o Equinócio de Primavera. O dia durou exatamente o mesmo tempo que a noite durará. O planeta Terra estava em uma inclinação quase perfeita. Hoje é 23 de setembro, e é primavera. Não temos muitas flores por aqui, mas temos ipês amarelíssimos floridos em meio a um monte de secura brasiliense. Não temos muitas árvores e folhas verdes, mas temos um céu reconhecidamente maravilhoso, sem nenhuma nuvem. Nem mesmo aquela pequenininha, do tamanho da mão de um homem.
Hoje é uma data peculiar por vários motivos. Peculiar, eu disse. Não especial. Peculiar apenas. Cheia de históricos bons e ruins. De lembranças agradáveis e outras do tipo que eu prefiro que deixe de ser lembrança e seja jogada no mar do esquecimento. Mas o que vale falar é do equinócio. A palavra chega a ser tão bonita quando o efeito. E faltam menos de três meses para o final do ano. Eu sou uma fã do final do ano, sou totalmente a favor da sazonalidade de Natal e Ano Novo e totalmente viciada em chuva. E o que acontece na capital desse país no período de novembro a fevereiro? Chove! Saber que o equinócio de primavera chegou me enche de esperança de que não vai demorar para a chuva começar. 
Enquanto a chuva não chega, eu continuo aqui. O calor provocando a minha inércia. Algumas decepções alimentando os meus já problemáticos "trust issues". A miserável sinestesia que me faz achar que tudo que é vermelho tem gosto e cheiro de morango, e a ansiedade que eu insisto em não depositar em quem é maior que eu. 


Desculpa qualquer coisa.



"Les temps sont durs pour les rêveurs." 

Um comentário:

  1. Texto bem real sobre o clima de Brasília. Gostei bastante da forma como você expressou o que sentia quanto ao equinócio de primavera e o que esse dia peculiar traz para você.

    ResponderExcluir